domingo, 29 de junho de 2014

Xadrez - Crise na Associação de Xadrez de Leiria



Xadrez – Em busca da solução perdida!

Em vinte e oito de Julho de 2013 escrevi no meu blogue um texto sobre a gestão da Associação de Xadrez de Leiria. A minha mensagem levantou uma certa polémica, e alguém sentiu-se atingido. Ela foi escrita para alertar consciências. Dias depois, a dois de Agosto, coloquei nova mensagem no blogue dando alguns esclarecimentos relativamente aos meus pontos de vista.
Nas minhas mensagens ao contrário de que muita gente pensou, não era para atingir ninguém. Era sim para criticar certos procedimentos com que não concordo. Coisa que faço sem papas na língua no sitio certo.
Pois é! Alguém ficou ferido e demitiu-se das suas funções de presidente.
Após isso, foi eleita uma nova Direcção para a Associação de Leiria que apoiei. Nessa altura coloquei uma nova mensagem no blogue no dia vinte e um de Setembro. Duas semanas depois, a seis de Outubro nova mensagem no blogue considerando que a Associação estava no bom caminho.
E agora? Agora, ainda não passado um ano, sinto-me na obrigação de voltar escrever uma mensagem no blogue. E porquê? Porque a coisa está feia.
Não quero que ninguém se ofenda, nem tenho a intenção de atacar seja quem for. Ao fim e ao cabo como nas mensagens anteriores.
Há dias a direcção enviou-me uma carta de demissão em que quatro directores a subscreveram. Quer isto dizer que a coisa está negra. Conclusão! Nesta estória, falhámos todos, inclusive a minha pessoa.
Nunca pensei ser possível, tantas clivagens, inclusive no seio da própria direcção gestora.
Não vou lavar aqui roupa suja, mas parece impossível que numa modalidade em que a mente é soberana, haja tantas picardias. Tantos feudos, tantos inimigos de estimação, tanta falta de educação e tanta falta de tolerância. Isto é só xadrez meus senhores!
Apelo ao bom senso de todos. Tentem não pôr as miudezas à frente dos interesses do colectivo e da modalidade.
Um Distrito com tanto para dar, em todas as frentes, não se entende que andem nestas guerras do Alecrim e da Manjerona.
Da minha parte como Presidente da Assembleia Geral, tentarei ajudar no que puder. Reunirei com os membros da Mesa, depois tentaremos falar com todos os intervenientes responsáveis do xadrez do Distrito, para auscultar opiniões e possíveis soluções.
Peço a todos que façam jogo limpo!
José Bray, 29/6/2014


Digníssimo Presidente da Assembleia Geral da A. X. Leiria

Sr. José Manuel Bray

Carlos Oliveira Dias, Presidente da Direcção da AXL, Carlos Baptista, Vice-Presidente da Direcção da AXL, Mário Canaverde, Tesoureiro da AXL e Jorge Gonçalves Silva, Vogal da Direcção da AXL, vêm mui respeitosamente pedir a demissão dos cargos que ocupam na AXL, solicitando a V. Exa se digne marcar eleições.
Mais informamos que até final da época estaremos em função e cumpriremos o calendário associativo.
Respeitosamente,
Carlos Oliveira Dias
Carlos Maximiano Baptista
Mário Canaverde
Jorge Gonçalves Silva




Sem comentários:

Enviar um comentário